sábado, 26 de setembro de 2009

Som Brasil!

Taí uma coisa que gosto: barulhinho bom
Aquele que agrada aos ouvidos... Desde um MPB, Rock, Sertanejo, Eletrônico... tem que ter melodia, letra, sentimento.
Há muito tempo não via um programa tao bom quanto esse.

O SOM BRASIL de hoje homenageou Renato Russo.
Ele morreu há 13 anos, eu tinha 12 anos e lembro pouco dele naquela época.
Lembro do papo de aids e tudo era mto confuso e assustador para mim naquele tempo.

A lembrança mais antiga que tenho é do meu irmão mais velho, Wagner, chegando em casa com um CD, chamado mais do mesmo.
Ele tratava aquilo com uma relíquia e eu tinha até medo de colocar a mão.
Um dia, ele, meio triste, estava cantando e ouvindo uma música, acompanhando pelo encarte.
Aquilo tudo me fascinou, aquela cena toda.
Acho que nunca tinha percebido o quão forte é o sentimento das pessoas.
Acho que foi a primeira vez que vi que a minha família era abalável e sim, podíamos ser tristes.
Percebi, antes de qualquer coisa, que a vida não era perfeita e que, com certeza, iria aprender muito na vida.

Depois eu acabei ouvindo aquele cd sem parar.
Devorava o encarte, voltava cada frase para aprender
E aprendi... me achava a menina mais cool por saber cantar Faroeste Caboclo quase de trás pra frente. rs
Parece que as músicas foram escolhidas por mim.
Desculpe a pieguisse, mas até chorei!
Fui perdendo o ar a cada troca...

Com um efeito bem down de luz começou QUASE SEM QUERER, com a Zélia Duncan.
Meu caro, se nunca parou pra reparar nesta letra, por favor, faça-o. Ela é literalmente foda.
Mostra a grandiosidade dos sentimentos com a frase:
"Me disseram que você estava chorando, e foi então que percebi como lhe quero tanto. "

Depois veio MONTE CASTELO, com Jay Vaquer.
Poema bem famoso que dispensa qualquer comentário:
"Sem amor, eu nada seria"

Aí veio o AINDA É CEDO, com Leila Pinheiro.
Dá pra fazer uma boa análise de quando o cedo é tarde para algumas pessoas.
Às vezes as pessoas não estão preparadas para as coisas acontecerem em suas vidas:
"Uma menina me ensinou, quase tudo que eu sei.."

Não podia faltar TEMPO PERDIDO, com Moptop.
Analisar o tempo é um tanto quanto complicado, mas Renato Russo faz com muito primor:
"Mas tenho muito tempo, temos todo o tempo do mundo."

A que até dói o peito é a EDUARDO DE MONICA, com Zelia Duncan denovo.
Mostra a história de um casal que não tem nada em comum, mas acabam juntos e felizes:
"Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?

Logo na sequência veio INDIOS, com Leila Pinheiro.
Não gosto dela, mas pelo amor de Deus, nessa ela mandou muitoooo bem:
"Assim pude trazer você de volta prá mim, quando descobri que é sempre só você que me entende do inicio ao fim"

O primeiro bloco terminou com QUE PAIS É ESTE, com Maptop
"Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão"

Depois veio um vídeo lindo do Renato, que comenta que para sentir a música você tem que se sentir parte dela, como se já tivesse vivido aquilo.
e que ele era feliz por ter vivido tudo aquilo que tinha escrito.

E o espetáculo não parou por aí não...
Quando eu achei que teria uma folguinha, ainda que com gostinho de quero mais, veio sim mais!

PAIS E FILHOS - Vay Vaquer:
"É preciso amar as pessoas como se não houvessem amanhã"

BOOMERANG BLUES - Zelia Duncan:
"Tudo o que você faz, um dia volta pra você"

HÁ TEMPOS - Moptop:
"Os sonhos vêm e os sonhos vão, o resto é imperfeito."

EU SEI - Leila Pinheiro:
"Um dia pretendo tentar descobrir, porque é mais forte quem sabe mentir."

E terminou lindamente com um vídeo do Legião tocando FAROESTE CABOCLO!

Convido a todos que não gostam de Legião Urbana, ou que tem um pré-conceito, que não escute as músicas, e sim, apenas leia as letras.
É um balde de água cheinho de conteúdo.
Garanto boas reflexões sobre a vida.

Vou dormir mais feliz, depois de uma besteira impulsional.
REALMENTE NADA MESMOOOOO É POR ACASO!