quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O homem que mudou meus pensamentos...

Numa terça-feira chuvosa, fria, desanimadora, trânsito em Santana...
Após um carro me fechar bruscamente e eu soltar um belo de um xingamento, olho pro carro do lado.
Vi um homem chorando. Compulsivamente.
Chorando igual uma criança, revezando as mãos ora no rosto, ora nos cabelos.

Não sei quanto tempo fiquei ali, naquele farol fechado.
Pareceu uma eternidade.
Não ouvi as buzinas tocarem.
Acho que ele também não...

Com uma música melosa no rádio,
"Devia ter amado mais, ter chorado mais..."
Só pude pensar no porquê aquele homem tanto chorava.
Aquela cena, aquela sensação mexeu demais comigo.
Pensei em várias coisas...

Nada do que eu pudesse pensar teria a constatação...
O choro era tão forte que eu tive a impressão de ouví-lo
A dor daquele homem doeu também em mim
Bateu lá fundo no peito

Talvez tenha perdido o emprego,
Quem sabe talvez tenha perdido a namorada, a esposa,
Ou quem sabe um ente querido...
Por que será que aquele homem chorava tanto?

Pensei em perdas...
Como é difícil conquistar alguma coisa,
como é fácil perder tantas outras...

Senti vontade de dizê-lo que ia ficar tudo bem
Que nada nesta vida é pra sempre
Que nenhum sofrimento é permanente
Mas não teria como fazer isso
Me senti impotente

Voltei todos os pensamentos a mim
O que ando pensado, quais minhas preocupações...
Senti vergonha de mim mesmo!

Reclamo de falta de dinheiro no final do mês, mas tenho uma casa, um lar sendo montado
Reclamo do excesso de trabalho, mas não penso na crise e na falta de emprego
Reclamo da faculdade, mas não vejo que estou fazendo minha segunda, por vontade própria
Reclamo da atitude de alguns familiares, mas não os enxergo como um porto-seguro
Reclamo dos amigos ausentes, mas não lembro que pelo menos ainda os tenho, e que são verdadeiros
Reclamo de um coração vazio, mas não penso que nunca estive tão em paz comigo mesma

Pensando em todas as minhas reclamações,
Me senti pequena, me senti fútil, inútil...
A dor de um homem me fez ver minha vida com outros olhos

Naquele instante de reclamações, senti um alívio por tudo o que tenho, por tudo o que conquistei e construí.
Senti vontade de chorar, mas chorar de felicidade
Só pude agradecer...

Cada um sabe de suas dores
Mas podemos enxergar em outras pessoas, formas mais simples de resolvê-los

Numa noite chuvosa de terça-feira, indo para a faculdade, aquele homem mudou os meus pensamentos.
Espero que alguém também tenha feito isso por ele.
Aquele homem... rezei por mim, e por ele. Que ele tenha motivos para sorrir agora.