segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Revivendo o passado

Tá certo, sempre me pego dizendo muito sobre o presente, do que tenho a fazer daqui pra frente e todo esse bla bla bla.
Mas este final de semana foi um dos que me peguei pensando várias vezes em coisas que já aconteceram na minha vida.
Hoje tirei o dia pra viver e respirar do passado.

Fui revendo acontecimentos mesmo.
Analisei alguns atos meus e me perguntei como estaria agindo se fosse há algum tempo atrás.
De vez em quando precisamos de retrospectivas.
Como geralmente as pessoas fazem isso no final do ano, com aquela balela de que no próximo ano será tudo diferente, resolvi adiantar para assim me poupar alguns meses de autoflagelação.

Será que eu teria dito ou feito aquilo?
Como teria reagido a tal fato?
Teria me desculpado?
Teria me arrependido?
Teria ficado magoada?
Teria magoado?
Teria aproveitado mais?
Teria baixado mais a guarda?
Teria vivido mais?

Teria chorado, brigado, beijado, amado mais?

Sinceramente não sei...
E essas análises são uma puta chatice, eu sei...
Mas quem nunca se pegou pensando nisso?

Se pensas assim, nem que for um segundo do passado, é porque existe algum arrependimento, por menor que seja.
Existe alguma coisa que você não viveu por completo, não deixou passar, não esqueceu, não aproveitou...
E isso é natural.
Parece que no texto todo, mesmo que terminado, ainda sim tenha faltado algumas frases a serem colocadas, para ficar mais bonito ou entendível.

Li uma de minhas comunidades do orkut que se chama "Meu passado não me condena" e resolvi analisar essa pieguisse:
Todo mundo é 100% certo?
Nunca ninguém errou?
Nunca ninguém fez algo com que se envergonhasse ou arrependesse?
Ou mesmo que errado, ainda quer fazer denovo?
Ou tenha ao menos vontade?

Nunca tinha parado para analisar, então, como boa jornalista que sou, foi o que eu fui fazer.
Li alguns tópicos e achei uma idiotice que só... falsos moralistas.

Acham que só porque nunca foram galinhas, tiveram apenas um namorado, nunca saíram de balada, nunca beberam a mais, nunca se desentenderam com ninguém é troféu de dizer que são pessoas "acima".
Pois eu digo ao contrário. Esse tipo de pessoa não viveu completamente!
Teem tanto medo de errar para sempre terem uma imagem positiva que não vivem.
Ou se vivem, é tudo nas escondidas. Por isso repito, falsos moralistas.

Já disse isso na cara de algumas pessoas (mesmo magoando-as), mas o coração realmente aperta a verdade: Me arrependo do que fiz, do que vivi.
E essa palavra bate como um soco no estômago.
Vejo algumas situações e penso como não fui capaz de ter percebido na época que ia dar merda. Ou quem sabe, como fui capaz.
Me peguei pensando que, se elas ainda existem na minha mente, é porque não tiveram o tempo certo de amadurecimento, entendimento e esquecimento.
Porque vivências completas, que teve começo, meio e fim, deixam apenas saudades.
No máximo uma vontade de que aconteçam denovo. Ou não.

Nada mais que isso.
Não incomodam o coração.
Não nos fazem pensar no que poderia ter sido.
Algumas coisas do passado voltam a tona quando ainda estão mal resolvidas.
Se estivessem, seria indiferente.
E essa é a pior parte de tudo. Pois cria-se ilusões.
Você IMAGINA coisas que na verdade poderiam nunca ter acontecido caso você tivesse tomado uma atitude diferente.
Talvez seu presente não tenha mudado tanto se você tivesse falado tal coisa.

Tá na hora de pegar as caixinhas e arrumar a casa. Colocar tudo no seu devido lugar.
Sei que algumas coisas são questão de tempo e sim, se tornarão indiferentes.
Mas é aí que se descobre as diferenças... Os acontecimentos de sua vida que se tornam indiferentes ou aqueles que fazem total diferença!

E aí, que tal reviver o passado e descobrir essas "diferenças"?

[Ouvindo: New Radical - Someday We'll know]
"Someday we'll know if love can move a mountain, someday we'll know why the sky is blue..."