segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Qual o sentido da musica para você?

Para mim, é a forma de expressar sentimentos ocultos de uma pessoa: protestos, desejos, sonhos...
A razão pela qual eu gosto tanto da música é porque a considero uma forma muito maravilhosa de comunicação.
Não apenas eu me comunico com outras pessoas através da música, mas também recebo idéias de outras pessoas – neste caso, dos compositores.
Quando leio uma partitura musical, sou como um médium. A mensagem do compositor é passada através de mim: através do meu mundo, através das minhas possibilidades, inclusive minhas limitações. Tento apanhar o que o compositor buscou expressar e passar isso para outros.
Posso não saber me expressar tão bem às coisas que desejo ou que sinto falando-as, mas através de uma melodia faço isso tão bem que posso deixar qualquer pessoa viajar no tempo, relembrar lembranças sentir-se único, ser a pessoa mais feliz naquele momento. A música é extremamente fascinante, especialmente uma vez que a música é um símbolo da vida.
Não é a parte mais interessante de nossas vidas podermos nos encontrar com outras pessoas, receber a influencia delas sobre nossas idéias e noção de vida e, talvez, dar-lhes algo em troca? A música é o meio perfeito de fazer isso.
Como ela cruza as fronteiras da linguagem e das diferentes culturas, a música é uma maneira ideal de comunicação. E aqui entramos no mundo real da música, com uma comunicação melhor do que por qualquer outra linguagem.
Isso faz da música um elemento central, não apenas para o músico profissional, mas também para qualquer pessoa que tenha um mínimo talento musical. Você não tem que ir à universidade e tirar um doutorado para desfrutar da música de Bach. Só tem que permitir a si mesmo algum tempo e despender algum esforço próprio, o esforço de sentar-se e ouvir, de abrir os seus ouvidos e refletir com tranqüilidade, sem ser pressionado por outras tarefas. A música de Bach tem uma mensagem que vai diretamente ao coração. É claro, Bach é apenas um exemplo como também temos Schubert, Beethoven, Chopin, Verdi e etc.
Também poderia ser uma música que é mil anos mais antiga, ou uma música que está sendo escrita hoje.
Portanto, a música é muito central, não apenas para o músico, mas para todos, passando os mais diferentes tipos de sentimento.

BY GABRIEL KROLL

------------------------------

E todo domingo abrirei este "espaço" para outros seres pensantes.